quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Para refletir...


Sera que eu não sou um homem livre??? Por acaso não sou um apóstolo???Será que eu não vi Jesus o nosso Senhor??Por acaso vocês não são o resultado do trabalho que faço para o Senhor??Mesmo que outros não me aceitem como apóstolo, vocês me aceitam! Vocês mesmos, pelo fato de estarem unidos com o Senhor, são a prova de que sou um apóstolo.
Quando as pessoas me criticam, eu me defendo, dizendo assim:Será que eu não tenho o direito de receber comida e bebida pelo meu trabalho? Será que nas minhas viagens eu não tenho direito de levar comigo uma esposa cristã, como fazem os outros apóstolos, os irmãos do Senhor Jesus e também Pedro? Ou será que Barnabé e eu somos os únicos que temos que trabalhar para nos sustentar? Quem já ouviu falar de algum soldado que pagou as suas próprias despesas no exército? Ou qual é o fazendeiro que não come das uvas da sua própria plantação???Ou qual é o pastor que não toma do leite do seu gado?
Não pensem que eu só me apóio nesses exemplos da vida diária, pois a lei diz a mesma coisa. Na Lei de Moisés está escrito assim:"Não amarre a boca do boi quando ele estiver pisando o trigo." Por acaso Deus está interessado nos bois??Ou foi a nosso respeito que ele disse isso???É claro que isso está escrito em nosso favor! Tanto a pessoa que planta quanto a pessoa que colhe fazem o seu trabalho na esperança de receber a sua parte da colheita. Se temos semeado entre vocês a semente espiritual, será demais se recebermos de vocês alguma recompensa material??Se outros têm o direito de esperar isso de vocês, será que nós não temos muito mais direito do que eles?
No entanto, nós não temos usado esse direito. Pelo contrário, temos aguentado tudo para não atrapalhar o evangelho de Cristo. Certamente vocês sabem que os que trabalham no Templo é do Templo que recebem os seus alimentos. E sabem também que os que oferecem sacrifícios no altar recebem uma parte da carne dos animais que são sacrificados ali. Assim o Senhor mandou também que aqueles que anunciam o evangelho vivam do trabalho de anunciar o evangelho.
Mas eu não tenho usado nenhum desses direitos,nem estou escrevendo isso agora para exigir esses direitos para mim mesmo. Eu preferiria morrer a fazer isso! E ninguem vai me tirar o orgulho que eu tenho de agir assim! Eu não tenho o direito de ficar orgulhoso por anunciar o evangelho. Afinal de contas, fazer isso é a minha obrigação. Ai de mim, se não anunciar o evangelho! Por isso, se eu faço o meu trabalho por minha própria vontade, então posso esperar algum pagamento. Porém, se faço como um dever, é porque é um trabalho que Deus me deu pra fazer. Nesse caso, qual é o pagamento que recebo? É a satisfação de anunciar o evangelho sem cobrar nada e sem exigir os direitos que tenho como pregador do evangelho.
Sou um homem livre; não sou escrevo de ninguém. Mas eu me fiz escrevo de todos a fim de ganhar para Cristo o maior número possível de pessoas. Quando trabalho entre os judeus, vivo como judeu a fim de ganhá-los para Cristo. Não estou debaixo da Lei de Moisés; mas quando trabalho entre os judeus, vivo como se estivesse debaixo dessa Lei para ganhar os judeus para Cristo.Assim também, quando estou entre os não-judeus, vivo fora da Lei de Moisés a fim de ganhar os não-judeus para Cristo. Isso não quer dizer que eu não obedeço a Lei de Deus, pois estou, de fato, debaixo da Lei de Cristo. Quando estou entre os fracos na fé, eu me torno fraco também a fim de ganhá-los para Cristo. Assim eu me torno tudo para todos, a fim de poder, de qualquer maneira possível, salvar alguns.
Faço tudo isso por causa do evangelho a fim de tomar parte nas suas bençãos. Vocês sabem que numa corrida embora todos os corredores tomem parte, somente um ganha o prêmio. Portanto, corram de tal maneira que ganhem o prêmio. Todo atleta que está treinando aguenta exercícios duros porque quer receber uma coroa de folhas de louro, uma coroa que, aliás, não dura muito. Mas nós queremos receber uma coroa que dura sempre. Por isso corro direto para a linha final.
Também sou como um lutador de boxe que não perde nenhum golpe. Eu trato meu corpo duramente e o obrigo a ser completamente controlado para que depois de ter chamado outros para entrarem na luta, eu mesmo não venha a ser eliminado dela.
(transcrito da Bíblia Sagrada em l coríntios 9:1 a 27 - Direitos e deveres de um apóstolo)

terça-feira, 22 de novembro de 2011

As cicatrizes de Deus...




A cada dia que passa e vou entendendo a palavra de Deus, me pego pensando em como nos incomodamos e deixamos muitas vezes de falar com alguém que disse ou fez alguma coisa que possa ter nos magoado, nos ferido. Usamos esses fatos para nos mantermos distantes de quem causou a situação desagradável que em muitos casos deixaram traumas, feridas na alma e lendo nos livros de psicologia, descobri que eu sofria da síndrome do coração partido, tão grande foi o estrago que as pessoas causaram no meu emocional, ou melhor, eu permiti que causassem. Buscando fazer uma analise das minhas dores e causas do passado, lembrei de tudo que está escrito em Isaias:53 e como deve ser grande a cicatriz que Deus tem em relação ao que fizemos com ele. Sim, porque ele se fez homem através de seu filho Jesus Cristo e sofreu todo tipo de escárnio, humilhação,desprezo, crueldade e sacrifício tendo ainda sido traído por quem estava a seu lado jurando fidelidade...morreu sem nunca ter feito nada para merecer tanta crueldade. A bíblia diz que enquanto Jesus agonizava, Deus pai colocou sobre ele todos os nossos pecados e nossas culpas e o sofrimento e castigo na cruz foi por todos nós, pela nossa desobediência. Isso quer dizer que nós é que deveríamos ser castigados, ser crucificados mas Jesus assumiu tudo isso em nosso lugar.Jesus entregou sua vida por nós, por nossos pecados por sua própria vontade, para que não tivéssemos que pagar, para que fôssemos perdoados.
Quando Deus nos vê sofrer, reabrem suas cicatrizes porque ele passou por dores muito maiores em Jesus, injustamente, sem dever nada. Ele compreende o coração e a dor de cada um de nós. Ele se compadece de nossas fraquezas diárias e nos conforta com a sua misericórdia, prometendo que se nos arrependermos de nossos pecados nos dará a vitória sobre a morte tal qual fez com seu filho Jesus Cristo.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Nós planejamos e Deus conduz e realiza!







































Tínhamos planejado ajudar a família de nossa irmã Miguelina com o piso na nova casa que receberam após sairem da vila Dique. O fato de não ter sido concretizado anteriormente não demonstra que houvesse desinteresse por parte do grupo e sim porque necessitávamos de mão-de-obra para a realização e não tinhamos pessoas com disponibilidade de tempo ou faltava ferramentas. Como Deus sempre conduz e nos usa no momento certo segundo sua vontade, combinamos com os missionários Benay e Kevin que antes do Natal buscaríamos fazer o piso e auxiliar na organização da casa para que Miguelina e sua familia tenham a oportunidade de estar com tudo em ordem nesse tempo de festas e entrarem o Ano com novo ânimo. Hoje dia 15 de novembro, feriado nacional, Elinton, Everton, Freitas e Daniel esposo de Miguelina realizaram o trabalho com dedicação e boa vontade mesmo com alguns dos homens nunca tendo trabalhado com colocação de lajota. Isso é colocar-se a serviço do Senhor para fazer a felicidade de outros com alegria. Nossa união e comunhão nos mostra que é agradável a cada um de nós praticar a fé e o amor beneficiando nossos semelhantes.
Concluimos o planejado e ainda tivemos condições de presenteá-los com pintura nova na parede e teto.. Quando o trabalho vem de Deus ele sempre terá eficácia!!!!!!!
Enquanto os homens cuidavam dos trabalhos na casa, nós mulheres nos encontramos na Cledi pra um almoço delicioso e após, montamos os kits de higiene que levaremos a Chácara de Recuperação nas Águas Claras para presentear aos recuperandos pelo Natal, o que fazemos pelo segundo ano consecutivo, com culto e confraternização. Neste ano será no domingo dia 4 de dezembro. Levaremos também doações de roupas e calçados. Graças a Deus estamos sendo muito abençoados com nosso trabalho e projetos, isso prova que Deus está no comando e no seu tempo, usando seus vasos para a glória de Jesus Cristo!!
Quero lembrar que o que realizamos até agora e o que ainda faremos é pelo amor de Jesus que está sempre atento as necessidades das pessoas. Obrigada a todos os irmãos !!!!!!!

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Uma janela que se abre...



Ao decidir organizar a confraternização de Natal em minha casa, com a entrega dos presentes as crianças das familias que congregam conosco nas igrejas em casa, busquei apoio das pessoas amigas que sempre colaboram financeiramente ou com os presentes para as crianças. Faço esse trabalho de atender o que as nossas crianças carentes pedem na cartinha que escrevem ao Papai Noel, já a cinco anos. Iniciei pegando as cartinhas nos correios e contando sempre com a solidariedade de amigos, clientes e vizinhos onde conseguíamos atender os pedidos de várias crianças da periferia de Porto Alegre. Mas como nosso trabalho na Igreja passou a ser tambèm voltado para a assistência das familias dos homens em recuperação na Chácara a qual somos parceiros e apoiadores, decidimos acompanhar e nos envolver com os filhos deles e agora cuidamos dos presentes de nossas crianças...são poucos, mas estamos fazendo nossa parte e não é só no Natal. Quando há uma necessidade urgente nos unimos e procuramos atender.
Uma familia me ajuda muito doando presentes as crianças, mas nesse ano decidiram me passar todas as roupas que não usariam mais, todas em ótimo estado e algumas sem uso, que eu fizesse um brechó em casa para angariar fundos e ajudar no que faltasse na comemoração de final de ano. Decidi não usar um dia só para divulgar e vender as roupas mas estou fazendo divulgação aos amigos, vizinhos, irmãos desde o inicio da semana e como está dando certo e estou recebendo mais doações vou manter sempre o brechó em atividade. Estão chegando outros artigos e produtos de artesanato. Agradeço a Deus por abrir essa janela nos dando oportunidade de vislumbrar algo maior e permanente, visto que as pessoas querem continuar doando. Nosso grupo da Igreja participa com doações de roupas e presentes as crianças também. Agradeço de antemão a todos que vão oportunizar uma comemoração de Natal inesquecível a todos, pois terá um almoço de confraternização e até Papai Noel para entregar os presentes. Deus provêm sim...no tempo dele, mas sempre provêm!!!!!!

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Vida em família com Deus...

No domingo passado ganhei essas lindas flores do campo pelo meu aniversário e hoje vendo-as perfeitas e com o colorido frescor como se agora tivessem sido colhidas, senti vontade de tirar essa foto e compartilhar com vocês. O que as mantêm, com certeza é a água do vaso que já troquei por duas vezes. Diante das dificuldades que muitas familias enfrentam com seus jovens que se rebelam não querendo viver sob o jugo dos pais, fascinados em experimentar o que o mundo oferece com a falsa liberdade, com os prazeres da carne, o pecado, na ilusão de que longe das cobranças dos pais a vida será bem melhor e bonita, me ponho a orar por esses jovens e suas familias que com certeza estão desestruturadas. A independência de um jovem só será verdadeira quando junto vier a responsabilidade, maturidade e a capacidade de se auto sustentar com um trabalho digno e honesto. Os jovens no mundo de hoje sofrem os efeitos do individualismo e da falta de compromisso achando chato se reunir com a familia para um momento de oração, com o grupo da igreja para compartilhar seus anseios e necessidades e assim acabam se afastando de quem pode ajudar verdadeiramente a enfrentar suas dificuldades, com amor, palavras de apoio e orações e não percebem que estão se jogando nos braços do perigo, da insegurança e do sofrimento.
Triste quando esses jovens só vão perceber um pouco tarde, que as pessoas em casa, que reclamam, cobram posturas o fazem por amor, por querer protegê-los da dor e sofrimento que a falta de compaixão do mundo causa a cada um deles e muitos quando saem de casa e se vêem sós, são levados a se protegerem nas drogas, roubo e prostituição. Isso acontece todos os dias com jovens de familias pobres e ricas, indistintamente, que comungam do mesmo problema...falta de estrutura e pouco exercício da fé em Deus que não quer a destruição de familias, de jovens e de ninguém. Devemos nos unir em oração pelos nossos jovens para que Jesus os cubra com seu sangue, erguendo, amparando, curando, salvando principalmente a ovelha que está próxima do abismo como fez a Israel, corrigindo-o e chamando-o de volta para o caminho certo, dando-lhe a vitória.
Para que continuemos a ver a beleza da vida dando continuidade através de nossos filhos, sempre temos que lembrar de regar as flores de nossa casa (filhos) com amor e compreensão e se preciso for, saibamos trocar a água do vaso com autoridade e ternura para que as nossas flores continuem vivas e não cortem o fio que as liga a familia e a Deus.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Céu de brigadeiro...

Sempre quando viajo gosto de ficar contemplando
as belezas da natureza, o céu que muda de acordo com as intempéries. Céu limpo como o da foto ao lado, o chamado céu de brigadeiro ou carregado prestes a desabar em temporal, me fazem pensar na grandiosidade e poder de Deus que tem o total controle sobre tudo e todos e quanto somos dependentes dele.
Quando as situações do dia-a-dia tendem a me deixar preocupada lembro de Lucas 12:24 a 29 e reconheço a minha dependência e fragilidade diante do Reino de Deus, logo me acalmo e oro para que o Espírito Santo me dê sabedoria, entendimento, paz, discernimento para confiar na palavra de Deus e nunca esquecer que também sou parte de sua obra e tenho que viver segundo sua vontade. Estou aprendendo a agradecer ao Pai por tudo...e sei que agradecer ainda é pouco, diante de tantas bençãos e do milagre e beleza da vida.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Porque?????


Deus cumpre suas promessas quando merecemos e no seu tempo. Porém, como vivemos num mundo onde ao nosso redor há tantos sinais de desamor, violência, injustiça, dor, sofrimento , morte e desobediência a Deus desapercebidamente não vigiamos e abre-se uma brecha para o desequilíbrio em qualquer área de nossa vida. E a culpa é nossa pela falta de dedicação total, pelo descuido. Quando mais necessitamos é que Deus faz a oferta do seu amor de Pai. É sempre ele que age. Sómente ele que tem poder se salvar o mundo e a nós de nossos conflitos, problemas e sofrimentos. Damos um peso enorme pros momentos difíceis e esquecemos que ele é Emanuel, Deus conosco. Não precisamos ter medo. Não podemos desanimar nem perder a coragem. Seu amor é tão imenso que tornou-se homem e habitou entre nós. Porque só lembrarmos disso quando chega o final do ano, na festa do Natal, na manjedoura????????
O amor de Deus está conosco no dia-a-dia, em todos os momentos...na cruz, na partilha do pão, no abraço de paz, no perdão ao conjuge, ao filho, ao pai, ao amigo, a mãe, ao vizinho, por uma palavra mal interpretada, por alguma atitude que por um momento nos magoou. Deus nos responde sempre e nunca falhará conosco. Aproveitemos agora quando nos preparamos para comemorar o nascimento de Jesus, agora em que nossos corações estão sensíveis e façamos uma manjedoura dentro de nosso coração para que cada vez mais brilhe através de nós, essa luz que só o amor de Jesus pode trazer.